quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CACHOEIRINHA FAZ ANIVERSÁRIO!

Fonte site wikipedia
A região da Cachoeirinha tem sua data de aniversário oficial no dia 5 de agosto de 1933 – a mesma da fundação da Associação Nipo Brasileira, a primeira organização popular local e que foi criada por antigos donos de chácaras, de origem nipônica, com o objetivo de organizar e unir a população local e preservar a sua cultura.
O nome da Cachoeirinha deve-se ao fato de ter existido uma cachoeira que foi soterrada para dar passagem à Avenida Inajar de Souza, e que servia como área de lazer e de piquenique para os moradores.
Segundo relatos de moradores antigos onde é hoje o Largo do Japonês existia um riacho que desembocava mais à frente no antigo córrego Cabuçu e próximo a Maternidade existiam lagos e a Cachoeirinha, que atraía muita gente nos finais de semana.
Um dos primeiros terrenos vendidos foi o da esquina das hoje denominadas avenidas Deputado Emílio Carlos e Imirim, mas já havia por ali um núcleo de moradores, arrendatários e trabalhadores das chácaras, que plantavam batatas e hortaliças.
Por volta de 1944 nasceu no Largo do Japonês que hoje reuni várias lojas e a Clinica Fares, da família Fares, e cerca de dez agências bancárias.
Na saúde pública, a região é atendida pelo Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha e pelo Hospital Municipal Maternidade Escola. Fundado em 1972, o Hospital Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoeirinha é considerado referência nacional no atendimento à Saúde da Mulher, da Gestante e do Recém Nascido de Alto Risco, atendendo uma média de 3.700 pacientes por mês.
O crescimento melhorou o perfil sócio econômico dos moradores da Vila Nova Cachoeirinha, entretanto, têm sido uma das razões do aumento no tráfego de veículos na região, tornando freqüentes os congestionamentos em horários de pico, sobretudo na Av. Parada Pinto e Inajar de Souza. O crescimento populacional do bairro, aliado à oferta de serviços e comércios do Largo do Japonês, também tem sido um dos responsáveis pelo aumento do fluxo de pedestres e conseqüente demanda por serviços de transportes. Atualmente, tal demanda é atendida nos limites da capacidade em horários de pico pelo Terminal V.N.Cachoeirinha.
No que se refere ao lazer o bairro tem como vizinho o Parque Estadual Alberto Löfgren, mais conhecido como Horto Florestal. Apesar de localizado em área urbana, o parque mantém extensas áreas de Mata Atlântica, constituindo uma importante referência para a população da Zona Norte da Capital. Na cultura, há o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, localizado na av. Deputado Emílio Carlos, próximo ao Largo do Japonês. Inaugurado em 27 de março de 2006, e sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, é o maior centro público dedicado aos interesses da juventude paulistana. São 8.000 metros quadrados de arquitetura moderna e arejada, reunindo biblioteca, anfiteatro, teatro de arena, sala de projetos, Internet Livre em banda larga, laboratório de idiomas, laboratório de pesquisas, estúdio para gravações musicais, ilhas de edição de vídeo e de áudio, ateliê de artes plásticas, sala de oficinas e galeria para exposições, além de uma ampla área de convivência.
A nossa Vila Cachoeirinha cresceu! Na próxima sexta-feira (05) o bairro será homenageado pelos seus 78 anos. O evento acontecerá no Centro da Juventude, promovido pelo 38º DP em parceria com a Sociedade Pró Melhoramento de Vila Nova Cachoeirinha e o Lions Cachoeirinha. Será às 19h na Avenida Deputado Emilio Carlos, 3641.

Nenhum comentário:

Postar um comentário